Luís Valente de Oliveira

Luís Valente de Oliveira

Luís Valente de Oliveira

Ex Ministro do Planeamento e Ordenamento do Território | Governo de Portugal

Licenciado em engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado pela mesma faculdade em 1973, é também diplomado em Planeamento e Desenvolvimento Regional pelo Institute of Social Studies da Haia, Países Baixos (1969), e tem um Master of Science em Planeamento de Transportes pelo Imperial College London (1971).

Dedicado à carreira académica, em 1980, tornou-se professor catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Além de professor, dirigiu o gabinete técnico e de gestão da Comissão de Planeamento Regional do Norte entre 1973 e 1978, tendo sido presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte entre 1979 e 1985.

Militante do Partido Social Democrata (PSD), exerceu diversas funções governativas: ministro da Educação e Investigação Científica entre 1978 e 1979; ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995; ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação em 2002 e 2003.

Entre outros cargos, foi também administrador e vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal, vice-presidente do Conselho Geral da Escola de Gestão do Porto, administrador não executivo da Parque Expo, administrador executivo da Fundação Luso-Americana, membro do conselho de administração da Fundação de Serralves e administrador da Fundação AEP.

É membro não executivo do Conselho de Administração da Mota-Engil, presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música, coordenador europeu das Autoestradas do Mar e presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.